terça-feira, 6 de julho de 2010

Uruguai 2x3 Holanda

Não foi brilhante, muito pelo contrário, talvez essa tenha sido a pior partida dos holandeses no Mundial, mas mesmo assim passou pela aguerrida equipe do Uruguai e agora espera o vencedor da partida entre Alemanha e Espanha, que se enfrentam amanhã, às 15h30, em Durban, para decidir quem levante a taça de Campeão do Mundo.
Ao contrário do jogo contra o Brasil, onde a Holanda ficou muito recuada e com receio de sair para o jogo, contra os uruguaios o início de partida foi diferente, saiu para marcar a saída de bola apostando em um passe errado da defesa sul americana.
Aos 3 minutos, Sneijder cruza da direita e Muslera tenta afastar de soco. A bola sobra para Kuyt na esquerda da área, que chuta por cima do gol uruguaio. Melhor na partida a Holanda abriu o placar, aos 18, Van Bronckhorst recebeu na ponta esquerda e mandou um petardo, a bola morreu no ângulo oposto de Muslera.
Em desvantagem, o Uruguai precisava colocar a bola no chão e fazer o jogo típico holandês, troca de passes até esperar o momento certo, e conseguiu, equilibrou a partida e chegava perto do empate, Álvaro Pareira chutou no meio do gol para a defesa de stekelenburg, em seguida Forlán cabeceou para fora, o gol de empate saiu com o jogador referência da equipe, Forlán, aos 41, o atacante recebeu perto da entrada da área para chutou forte no meio do gol, Stekelenbrug foi mal e a Jabulani foi para o fundo das redes, foi o quarto gol do uruguaio no Mundial.
O meio campo europeu não funcionou na primeira etapa, Sneijder não repetia as atuações anteriores devido à boa marcação de Diego Pérez. O Uruguai foi muito paciente após sofrer o gol e fez algo que não tinha feito no Mundial, tocou a bola e teve paciência e quando caiu no pé de Forlán, o empate já era merecido.
O técnico Bert Van Marwijk voltou com Van der Vaart no lugar no lugar do volante de Zeeuw, colocando mais um meia na equipe para retomar a posse de bola e o controle do jogo. A Celeste veio sem mudanças para a etapa final.
A primeira chance foi uruguaia, Boulharouz recuou mal e fez Stekelenburg sair na dividida com Cavani, a bola sobrou para Álvaro Pereira na ponta esquerda, que chuta com o gol aberto. Van Bronckhorst salvou na pequena área.
O Uruguai fazia muito parecido com o que o Paraguai fez diante da Espanha, apertava a saída de bola com 4 jogadores no campo de defesa europeu e criava as melhores chances sempre passando pelos pés de Diego Forlán, a melhor foi em cobrança de falta do atacante, Stekelenburg foi no cantinho para mandar para escanteio.
Depois desse lance, a Holanda começou a retomar o controle da partida, Van der Vaart recebeu de Van Persie e chutou cruzado, Muslera espalmou e no rebote Robben mandou por cima. O gol de desempate veio em seguida, Sneijder bate cruzado da esquerda da área. Van Persie, em impedimento, tentou o desvio, mas não conseguiu. A bola bate na trave esquerda de Muslera antes de entrar.
Não deu nem tempo de respirar e o terceiro gol saiu, Kuyt fez o cruzamento e encontrou Robben, que mal saiu do chão para cabecear e colocar a “Laranja” muito perto da decisão: 1x3.
O técnico Oscar Tabárez lançou à equipe ao ataque com a entrada de “Loco” Abreu e dava mais espaços para os contra ataques puxados por Robben, mas nem precisou, pois a vaga para a final já estava definida, mesmo não tendo apresentado diante dos brasileiros.
Aos 47 o Uruguai ainda diminuiu, Gargano passa para Maxi Pereira na meia direita, que bate cruzado para o fundo do gol. Os últimos minutos foram tensos, bolas levantadas na área da Holanda e chutão para frente, ainda houve reclamação de um toque de mão no chute de Arévalo Rios, mas não deu resultado. Os europeus chegam a uma final depois de 32 anos, a última foi em 78, contra a Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário