sexta-feira, 2 de julho de 2010

Uruguai 1(4)x(2)1 Gana

De quinto lugar nas eliminatórias, de repescagem contra a Costa Rica e depois de 40 anos o Uruguai volta a uma semifinal de Copa do Mundo, a Celeste eliminou a seleção de Gana depois de 120 minutos e cobranças de pênaltis.
Apesar do apoio de todo o continente africano a favor de Gana, foram os uruguaios que começaram dominado a partida. O Uruguai explorava as jogadas aéreas, como no lance em que Mensah desviou contra a sua própria meta após escanteio e Kingson mostrou reflexo para espalmar. Aos 25min, Forlán arriscou de fora da área e o goleiro africano defendeu e colocou a bola para escanteio. Gana equilibrou a partida quase marcou na primeira oportunidade, Vorsah cabeceou rente à trave direita de Muslera. Logo depois, Boateng fez bela jogada pela direita , deu um drible da vaca e tocou para Gyan chutar, a bola passou raspando a trave do goleiro Muslera.
Os africanos pareciam mais próximas do primeiro gol e aos 44, Boateng quase protagonizou o gol mais bonito da Copa, após cruzamento de Inkoom da direita, o meia tentou a bicicleta e levou muito perigo a meta uruguaia. Nos acréscimos, finalmente a bola foi para a rede. O meia Muntari, da Internazionale, chutou de longe, a Jabulani pegou efeito e enganou Muslera que não chegou a tempo de evitaritou o gol africano.
Na volta dos vestiários, Uruguai sabia que iria enfrentar uma fechada equipe de Gana. Para o alívio dos torcedores da ‘Celeste’, Diego Forlán empatou de falta já aos 9 minutos. Com tudo igual, as chances começaram a surgir para os dois lados. Gyan chutou rasteiro da esquerda após contra-ataque e exigiu boa defesa de Muslera. Na sequência, Forlán cruzou da esquerda e Suárez, livre dentro da área, completou para fora. Suárez também não encontrou o gol depois de receber bom passe de Lodeiro e chutar alto.
A partida foi para a prorrogação, a segunda seguida dos ganeses, que venceram o Estados Unidos por 2 a 1 na fase anterior. Os uruguaios não estavam menos cansados e os 30 minutos complementares foram 'arrastados'. Foram poucas as chances para evitar que o duelo fosse para os pênaltis. Ainda assim, no segundo tempo da prorrogação Forlán chutou bola perigosa por cima do gol dentro da área e Maxi Pereira teve que tirar em cima da linha depois de Gyan trombar e conseguir tocar para o gol. No finalzinho, Boateng cabeceou da pequena área e arrancou suspiros dos uruguaios. Quando a decisão parecia destinada aos pênaltis, Suárez tirou cabeçada de Appiah que ia para o gol com a mão no último lance, foi expulso e cometeu pênalti. Gyan teve nas mãos a chance de colocar os africanos nas semifinais pela primeira vez, mas acertou o travessão e desperdiçou o sonho do continente. Nas penalidades Mensah e Adyiah pararam em defesa de Muslera e o botafoguense 'El Loco Abreu' deu uma cavadinha para dar o triunfo aos uruguaios.
Desde o Mundial de 1970, no México, os bicampeões do mundo não chegavam ao grupo dos quatro melhores da competição. Se quiser ir mais longe do que naquela oportunidade, o Uruguai vai ter que superar a Holanda, algoz brasileiro.A partida acontece às 15h30 da próxima terça-feira, na Cidade do Cabo. Caso vençam, os uruguaios poderão disputar o título do Mundial 60 anos após ter surpreendido o Brasil no Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário